quinta-feira , 30 março 2017
Home / Typical City / 27 de Abril de 1974: o dia em que o City decretou o rebaixamento do United

27 de Abril de 1974: o dia em que o City decretou o rebaixamento do United

Há exatos 42 anos, o derby de Manchester ganhava um de seus capítulos mais emocionantes e lembrados da história. O dia em que o City rebaixou o United, tendo Denis Law como protagonista dessa história surpreendente.

Denis Law, escocês, nasceu em 24 de fev. de 1940, iniciou sua carreira em 1956 no Huddersfield Town. Após 4 anos, foi contratado pelo City por 55 mil libras, valor recorde na Inglaterra, na época. Apesar de permanecer no clube por apenas uma temporada, mostrou a que veio marcando 21 gols em 44 jogos. Foi então vendido ao Torino, que pagou 115 mil libras pelo jogador, mas ficou por lá também por uma única temporada. Após a passagem discreta pelo time italiano, voltou a Manchester, mas dessa vez transferiu-se para o lado vermelho da cidade.

Denis Law, jogou pelo Manchester City (1960/1961 e 1973/1974) e pelo Manchester United (1962 a 1973).

Foi no rival que viveu o auge de sua carreira. Lá, tornou-se uma das lendas do time, conquistando a FA Cup, duas First Division (atual Premier League), a European Cup (atual Uefa Champions League) e a Bola de Ouro em 1964, como melhor jogador europeu. Em 11 anos de United, marcou 237 vezes em 404 partidas, sendo até hoje o terceiro maior artilheiro do clube, ficando atrás de Bobby Charlton (249 gols) e Wayne Rooney (245 gols).

Para se ter ideia da adoração do United por Law, ele foi imortalizado em uma estátua ao lado de George Best e Bobby Charlton, a frente do Old Trafford.

Estátua de Denis Law, entre Bobby Charlton e George Best, em frente ao Old Trafford.

Nos anos 70, sua carreira já entrava em declínio, muito devido às contusões no joelho. Assinou com o City, sem custos, em 1973. Sim, com o City, grande rival do time onde se tornou uma lenda. Lógico que essa passagem pelo City não foi nem de perto o que ele tinha sido no United, porém foi nessa temporada que o destino resolveu lhe pregar uma peça.

Denis Law, retornou ao City, encerrando sua carreira em 1974, após mandar o United para a segunda divisão.

Na temporada 1973/1974 o United brigava contra o rebaixamento e quis o destino que o jogo decisivo fosse contra o City. No dia 27 de abril de 1974, 56 mil torcedores foram ao Old Trafford apoiar sua equipe, que, na penúltima rodada do campeonato, precisava da vitória para manter viva a esperança de permanecer na primeira divisão inglesa. No entanto, o que esses torcedores presenciaram foi a derrota de seu time por 1×0. Aos 82 minutos, após uma roubada de bola, um contra-ataque do City, um chute cruzado de Francis Lee e o gol, de calcanhar, de Denis Law. Após marcar o gol, Law não comemora, atravessa o campo e pede para ser substituído. Sai de campo para nunca mais retornar aos gramados por um clube. Denis Law se aposenta aos 34 anos, após rebaixar o clube onde fez história.

Após o gol, torcedores do United invadiram o campo cercando o jogador, o que obrigou o juiz a encerrar a partida aos 85 minutos. Mas o resultado da partida seria mantido pela Football League e o United disputaria a segunda divisão inglesa na temporada seguinte.

Torcedores invadiram e cercaram Denis Law, após seu gol que rebaixou o United, em pleno Old Trafford.

A triste declaração de Denis Law, após a partida:

“Poucas vezes eu me senti tão mal em minha vida como naquele fim de semana. Depois de 19 anos sempre dando o melhor para marcar gols, eu finalmente fiz um que não gostaria de ter feito.”

Mais de trinta anos depois do acontecimento, perguntado sobre esse lance, o escocês declarou:

“Eu estava inconsolável. Eu não queria que isso acontecesse. Quanto tempo esse sentimento durou? Há quanto tempo foi o jogo? Trinta e tantos anos. Aí está a sua resposta.”

E quis o destino que o jogador que deu muitas alegrias àquela torcida, fizesse-a chorar em sua última partida, com a camisa do seu grande rival.

Sobre Fernanda Schuch

Veja mais

Histórias de um clube sem história – O pequeno grande clube: a UCL e você, torcedor

  Daqui alguns dias o Manchester City terá mais um jogo pela Uefa Champions League, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *