segunda-feira , 18 dezembro 2017
Home / Notícias / A temporada de estreia de Manuel Pellegrini no Man City

A temporada de estreia de Manuel Pellegrini no Man City

Manchester City v Sunderland - Capital One Final

No domingo passado, o Manchester City vencia o West Ham United por 2 a 0 e levantava pela quarta vez a taça da Premier League. Com uma temporada acirrada, os Citizens enfrentavam velhos rivais dentro e fora dos gramados. Com pontos importantes perdidos e conquistados, ainda era preciso enfrentar o favoritismo pelo Liverpool. Manter o time equilibrado diante de tanta pressão não é tarefa fácil e poucos têm o talento necessário para não deixar que a equipe sofra em tal cenário. Não é por um acaso que um dia antes da rodada decisiva, David Silva elogiou Manuel Pellegrini. O espanhol não poupou elogios ao técnico e afirmou que o chileno trouxe um “impulso extra” e “alegria e felicidade, inclusive para nosso estilo de jogo”.

Pellegrini já está habituado a comandar grandes equipes. Há 25 anos atuando como técnico, o chileno – nascido em Santiago e filho de pais italianos -, esteve à frente de onze times, entre eles, Universidad de Chile, Palestino, LDU Quito, River Plate, Villareal, Real Madrid e Málaga.

Em 14 de junho de 2013, Pellegrini chegava ao Manchester City. O técnico chileno assumia o lugar de Roberto Mancini que foi demitido logo após a derrota para o Wigan na FA Cup 2012/13 – mesmo tendo conquistado títulos importantes para os Blues. Manuel se juntava aos Citizens duas rodadas antes do fim da temporada, e manteve o segundo lugar.

Com um contrato de três anos, em menos de doze meses a frente do Manchester City, Pellegrini marcou muito bem sua chegada ao futebol inglês ao ser o primeiro técnico sem nacionalidade europeia a vencer a Premier League.

O que mais chama a atenção na forma com que atua é o reconhecimento de que é preciso muito trabalho para se ter resultados satisfatórios – e títulos, claro. Nesta temporada, os Blues perderam no Anfield e empataram o jogo seguinte em casa com o Sunderland. Embora faltando cinco rodadas e o Liverpool com 7 pontos de vantagem, Manchester City era um dos favoritos do campeonato nas apostas da bet365. Com um pouco de sorte e muito suor, o troféu foi erguido pelos Citizens.

“Grandes times não podem estar satisfeitos com somente um título. É muito importante que tenhamos conquistado dois títulos esse ano. Na quarta-feira (21), nós vamos começar a trabalhar para a próxima temporada porque para o time e para os jogadores isso é muito importante. Essa foi uma temporada especial para nós porque não estivemos no topo da tabela por conta dos jogos adiados e porque não começam muito bem.”

A primeira vitória de Manuel como técnico do Manchester City veio em 2 de março, ao vencer o Sunderland por 3 a 1 no Wembley e conquistar a Capital One Cup.

Para resumir a temporada:
– 14 dias foi o tempo que o City ficou em primeiro lugar
– 9 times foram vencido pelo City duas vezes
– 12 gols foram marcados por Yaya Touré no Etihad Stadium
– 2 prêmios ‘Manager os the month’ foram dados a Manuel Pellegrini
– 39 pontos tirados dos times posicionados entre a 1ª e a 10ª colocação – mais do que qualquer outro
– 102 gols marcados na Premier League
– 37 gols sofridos na Premier League
– 7-0 maior vitória na temporada, contra o Norwich no Etihad Stadium
– 86 pontos na Premier League
– 2 pontos a frente do vice Liverpool
– 28 gols marcados por Sergio Agüero

Embora o Manchester City tenha passado com tranquilidade pela fase de grupos nessa temporada da UEFA Champions League – perdendo somente em casa para o Bayern de Munique -, não foi possível vencer o Barcelona na fase seguinte. Pellegrini reconhece o esforço que será preciso fazer para o próximo ano.

“Para ganhar a Champions League você tem que lutar com equipes muito importantes. Eu não sei se nós estamos indo para vencer no ano que vem, mas vamos tentar conseguir pelo menos mais uma fase. Temos de melhorar em todos os sentidos.”

Que as próximas temporadas sejam ainda melhores.

Sobre João Hugo

Em 29 de dezembro de 2007, fundei o Man City Brazil com o Leonardo e o Fernando. Em 23 de fevereiro de 2017, 10 anos depois, nos tornamos a 1º torcida oficial do Manchester City na América Latina: The Citizens Brasil. O resto é estória pra boi dormir...

Veja mais

Manchester continua azul

  City vence o derbi de Manchester dentro de Old Trafford e abre 11 pontos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *