sexta-feira , 15 dezembro 2017
Home / Notícias / Fernando conquista a torcida e imprensa inglesa em seu primeiro jogo na Premier

Fernando conquista a torcida e imprensa inglesa em seu primeiro jogo na Premier

image

Desde a saída do Nigel de Jong do Manchester City alguns anos atrás, a equipe sentia falta de um “pittbull” ali no meio, um jogador que mostrasse para o adversários que eles teriam uma tarde bem “dolorosa” e desconfortável.

Quando o City decidiu vender o De Jong, um dos motivos era que o clube deseja uma volante que desse mais fluidez no meio, que acrescentasse o “jogo bonito” naquela posição.

Fernandinho chegou na temporada passada, e fez esse papel brilhantemente, tanto que foi um dos principais jogadores na conquista do título da Premier League, e assim ganhando um lugar na seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo.

Mas durante a temporada passada o Pellegrini percebeu que não apenas de futebol ofensivo vive uma equipe, principalmente na Premier League, e que ele precisava de alguém para fazer o trabalho “sujo”. E assim que chegamos ao Fernando.

Em sua primeira partida pelo City na Premier League ele já ganhou os torcedores. Todos muito animados de saber que a equipe tem de volta alguém no meio para chegar “junto” no adversário.

E não foi só os Citizens que se impressionaram com o Fernando, a mídia inglesa também. Vários jornalistas hoje estão elogiando a atuação do brasileiro ontem, dizendo que era a peça que faltava ao City. Vamos colocar abaixo o que o Alan Smith é ex jogador do Arsenal, e hoje comentarista da Sky Sports escreveu sobre o jogador em sua coluna semanal.

Houve um momento no final da partida de domingo, no St James Park, que talvez tenha explicado porque Manuel Pellegrini achou por bem investir £12 milhões em Fernando nessa janela de transferência. O jovem jogador do Newcastle United, Ayoze Pérez, correu pela esquerda antes de cortar para dentro, e chutou uma bola que parecia destinada a entrar no canto do gol de Joe Hart.

No entanto, no último momento, o meia do Manchester City que já tinha dado um sprint do meio-campo para chegar no lance, convocou toda a sua força para dar um carrinho, obtendo assim um toque sobre o chute que foi desviado de seu trajeto por alguns centímetros, o suficiente para a bola ir para a fora.

Tivesse Pérez marcado, o que teria tornado a partida em 1-1, com certeza o Sergio Agüero não teria tido o espaço para fazer o segundo gol e assim garantir a vitória. Assim, Fernando teve uma contribuição vital, uma das muitas que ele fez em sua estréia Premier League.

Ao longo dos próximos nove meses, eu penso que nós vamos ter que nos indo acostumar com esse tipo de coisa. Jogando ao lado de Yaya Touré, ou mesmo Fernandinho(que parece ter sua posição ameaçada), Fernando vai jogar bem recuado na base do meio-campo, apagando incêndios de forma pouco gloriosa, mesmo que isso signifique tomar a bola ou mesmo derrubar um adversário.

Um dos primeiros exemplos de que sua atitude clínica surgiu no St James ‘Park. Com o City sendo pressionado no final da partida pelo Newcastle, o brasileiro de 27 anos com cidadania portuguesa, não se intimidou de levantar a perna e derrubar seu adversário. Recebeu inevitavelmente um cartão amarelo, o que certamente não será o último da temporada para o ex-jogador do Porto.

Ele parece o tipo de jogador designado para o lado feio do jogo, as peça importante de trabalho que faz parte da campanha de sucesso de qualquer equipe. “Tomando um para a equipe” pode se tornar seu slogan nos jogos quando o City precisar fazer o que deve para ganhar os três pontos.

De longe, Fernando e Fernandinho são difíceis de distinguir, tais são as semelhanças na aparência e estilos de correr. No entanto, em uma inspeção mais minuciosa, o novo garoto oferece uma “mordida” natural, mais do que o seu compatriota, uma proteção melhor para o City na zaga. Vincent Kompany e Cia certamente serão gratos no dia a dia para o trabalho abnegado do seu novo companheiro de equipe.

Espetacular Fernando ele não será. Nem irá ameaçar a meta adversária. Um olhar em suas estatísticas confirma isso. Foram seis gols em 236 jogos pelo Porto, isso apontam para um jogador que não tendem a se aventurar no ataque.

Ainda assim, isso realmente não importa quando você olha para arsenal de ataque formidável do City. Fernando sabe o seu lugar. Como fez Pellegrini, que estava “perseguindo” o jogador, juntamente com Eliaquim Mangala, por algum tempo.

Assim, com a saída de Javi García que foi vendido para Zenit St Petersburg, e Jack Rodwell que foi para o Sunderland, Fernando toma seu lugar como um membro-chave do plano de jogo do City, que incorpora grande poder, bem como um grande talento.

Mas o jogador conhecido como o “polvo” em Portugal, depois de constantemente ter roubado bolas do Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney em uma quartas de final da Champions League há vários anos, o jogador aparentemente ser mais calmo do que no começo de sua carreira. Fernando recebeu uma suspensão longa após empurrar um árbitro, enquanto jogava pelo Sub-20 do Brasil, e desde então não conseguiu voltar para a seleção brasileira, além de um pedido negado para atuar por Portugal.

Mas um comportamento assim, ele insiste, é coisa do passado, e agora ele olha para a frente para escrever um novo capítulo.

“Estou animado”, diz ele, “porque eu tenho notado que os torcedores na Inglaterra amam jogadores que chegam dão “entradas duras”.

Bem, ele está certo sobre isso. Mas os torcedores do Manchester City estão particularmente impressionados. Os oponentes não vão gostar dele, nem mesmo os torcedores adversários.

Mas isso pode ser apenas o que o City precisa em sua tentativa de manter o título.

Sobre João Hugo

Em 29 de dezembro de 2007, fundei o Man City Brazil com o Leonardo e o Fernando. Em 23 de fevereiro de 2017, 10 anos depois, nos tornamos a 1º torcida oficial do Manchester City na América Latina: The Citizens Brasil. O resto é estória pra boi dormir...

Veja mais

PRÉ JOGO SHAKHTAR DONETSK X MANCHESTER CITY – UCL – 06/12

Nesta Quarta-Feira teremos a sexta rodada da fase de grupos da UCL. O Manchester City …

2 comentários

  1. Fernando jogou demais, até pareceu um pouco a estréia igual do fernandinho, tão igual até no rival que na temporada passada fernandinho veio a estreia contra o Newcastle na goleada do City em 4 x 0, esse time do Manchester City promete nessa temporada 2014/15 Gooo City…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *