segunda-feira , 25 setembro 2017
Home / Lendas do City / Lendas do City: Ernie Toseland

Lendas do City: Ernie Toseland


No capitulo de hoje da série “Lendas do City” falaremos de um ponta direita que fez parte da lendária equipe da década de 30 do City, assim como o personagem anterior, Eric Brook, geração que conquistou um titulo inglês e uma FA Cup. O homenageado é Ernie Toseland.

Toseland se tornou profissional em 1928, ao assinar com o Manchester City, a partir daí foram 10 anos pelo clube com 368 partidas e 61 gols. Ele se juntou a uma linha de frente forte que incluia jogadores da seleção inglesa, como Eric Brook, Tommy Johnson, Fred Tilson e San Cowan, além do escocês Jimmy McMullan.

Seu primeiro gol pelo City foi marcado na vitória por 3-0 sobre o Aston Villa na temporada 1928-1929. Nessa temporada o City terminou em oitavo. Na temporada 1929-1930 o Manchester City terminou em terceiro lugar na primeira divisão, três pontos atrás da vice-campeão Derby County. Toseland marcou três gols na Copa da Inglaterra daquela temporada, mas o Manchester City foi eliminado pelo Hull City na quinta rodada. Na temporada 1930-1931, o City terminou em oitavo lugar no campeonato e Toseland marcou dez gols pelo clube. Na temporada 1931-1932 a equipe conseguiu chegar à semifinal da FA Cup, mas foi derrotado pelo Arsenal por 1-0, era o começo da evolução que acabaria no titulo duas temporadas depois. Na temporada seguinte, Toseland ajudou o City a chegar à final, mas fomos derrotados por três gols a zero pelo Everton. Em 1934 finalmente o titulo em mais uma final da FA Cup, Toseland fez parte da equipe que bateu o Portsmouth por 2-1, na histórica campanha ele marcou uma vez em um 6-1 contra o Aston Villa na semi-final dessa competição. Na temporada 1934-1935 Toseland marcou cinco gols e o City terminou em quarto no campeonato, dez pontos atrás do campeão Arsenal. Em 1935-1936 ele marcou dez gols e foi um dos principais artilheiros da equipe.

Na histórica temporada 1936-1937, Toseland fez parte do primeiro time do Manchester City a vencer o Campeonato Inglês. A equipe entrou em uma série invicta após o Natal, vencendo 14 vezes e empatando seis jogos. O campeonato foi vencido em Maine Road com uma vitória por 4-1 sobre o Sheffield Wednesday. A última temporada dele, 1937-1938, porém, foi trágica para o City, que foi rebaixado. Em 1938 ele se transferiu para o Sheffield Wednesday, mas logo em seguida eclodiu a guerra, a partir daí Toseland jogou apenas de modo amador.

Acesses nossas redes sociais:

http://facebook.com/ManchesterCityBrasil
http://twitter.com/ManCityBrazil
Contato: joaohugo@manchestercity.com.br

Sobre João Hugo

Em 29 de dezembro de 2007, fundei o Man City Brazil com o Leonardo e o Fernando. Em 23 de fevereiro de 2017, 10 anos depois, nos tornamos a 1º torcida oficial do Manchester City na América Latina: The Citizens Brasil. O resto é estória pra boi dormir...

Veja mais

Pete, the badge: a lenda viva do Manchester City

O futebol sem o torcedor não teria a menor graça. Imagine a final da FA …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *