terça-feira , 21 fevereiro 2017
Home / Lendas do City / Lendas do City: Fred Tilson

Lendas do City: Fred Tilson


No capitulo desta semana da série “Lendas do City” falaremos de mais um jogador da literalmente lendária equipe da década de 30, desta vez será o especialista em fazer gols daquela equipe, é a fez do grande centro-avante Fred Tilson.

Samuel Frederick “Fred” Tilson fez toda carreira profissional no Manchester City . Ele fez parte da equipe que ganhou duas FA Cup e um Campeonato Inglês (Divisão 1) na década de 1930. Tilson nasceu em Swinton, Yorkshire do Sul, em 19 de abril de 1904. Ele começou sua carreira no Barnsley Congregationals. Em seguida, ele mudou-se para Barnsley, onde jogou ao lado de Eric Brook, seu companheiro de toda a carreira, do qual já falamos nesta série. Os dois jogadores atraíram interesse de equipes maiores e, em 1928, ambos foram transferidos para o Manchester City por um valor combinado de £ 6.000. Fez sua estréia em 17 de Março contra o Grimsby Town.

Em sua primeira temporada Tilson fez seis partidas e ajudou o City a ganhar a promoção para a primeira divisão. Em sua segunda temporada com a equipe jogou 22 vezes e marcou 12 gols tornando-se terceiro maior goleador da temporada do City. Lesões restringiram suas aparições na temporada 1929-1930 e 1930-1931. Ele marcou 13 gols na temporada 1931-1932. Na temporada 1932-1933 Tilson foi o principal artilheiro do clube com 23 gols em todas as competições. Isto incluiu 17 gols na Liga e 6 gols na FA Cup. Em 1933 na final da FA Cup o Manchester City foi derrotado três gols a zero pelo Everton. Tilson não jogou aquela final, mas foi decisivo na final da FA Cup de 1934 na qual ele marcou os dois gols na vitória por 2-1 sobre o Portsmouth. Naquela partida o City saiu ao intervalo perdendo por 1 a 0, e o goleiro Frank Swift se responsabilizou por isso. Tilson, numa tentativa de consolar o jovem goleiro lhe disse para não se preocupar porque ele viraria a partida, e assim o fez. Com 22 gols no total em Fa Cups, ele ainda é o maior artilheiro do City nesta competição.

Na temporada 1935-1936 Tilson foi artilheiro do City com 18 gols. City terminou em quarto lugar no campeonato daquela temporada. Na temporada 1936-1937 Tilson fez parte da equipe que conquistou o primeiro titulo da Liga Inglesa para o City. Ele marcou 15 gols nesta temporada que incluiu dois hat tricks contra o Charlton Athletic e o Wolverhampton Wanderers, em partidas consecutivas. Na temporada 1937-1938 ele fazia parte da equipe que foi rebaixada da primeira divisão apesar de ter marcado mais gols do que qualquer outra equipe. Esta foi à última temporada Tilson com o Manchester City. Em seguida, ele jogou por Northampton Town e York City.

Depois de se aposentar de jogar futebol Tilson tornou-se um treinador do Manchester City. Ele trabalhou no clube por 21 anos antes de se aposentar em 1968.

Tilson fez 264 partidas pelo City no total, marcando 110 gols.

Acesses nossas redes sociais:

http://facebook.com/ManchesterCityBrasil
http://twitter.com/ManCityBrazil
Contato: joaohugo@manchestercity.com.br

Sobre João Hugo

Fundador do Manchester City Brazil.

Veja mais

Lendas do City: Sam Cowan

Esta semana o capitulo da série ‘Lendas do City” trata de um defensor de épocas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *