segunda-feira , 29 maio 2017
Home / Lendas do City / Lendas do City: Sam Cowan

Lendas do City: Sam Cowan


Esta semana o capitulo da série ‘Lendas do City” trata de um defensor de épocas mais antigas, década de 20 e a gloriosa década de 30, que não só fez história ao chegar a três finais da FA Cup, ganhando uma, como também deu alegrias aos torcedores como treinador. Em resumo, fez muito pelo City. Hoje o personagem e Samuel ‘Sam’ Cowan.

Sam Cowan nasceu em Chesterfield, Inglaterra, ele só começou a praticar o futebol aos 17 anos, e só de profissionalizou aos 22, no Doncaster Rovers em 1923, na temporada seguinte, assinou contrato com o Manchester City, onde jogou por 11 temporadas.

Cowan fez sua estréia pelo City no empate em 2-2 contra o Birmingham City, em 20 de dezembro de 1924, e marcou seu primeiro gol para o clube duas semanas mais tarde, contra o Nottingham Forest. Na temporada de estréia fez 21 partidas pelo clube.

Em 1925-26 o City chegou a final da FA Cup, e Cowan foi peça importante na campanha, no entanto, perdemos por 1-0 para o Bolton Wanderers, que, conseqüentemente, ficou com titulo. Para piorar, no último dia da temporada o City foi rebaixado da primeira divisão. Apesar destas decepções, Sam se consagrava como grande zagueiro, e ganhou convocações para o English Team.

Na temporada 1926-27, Cowan fez 27 aparições com o City, buscando um retorno imediato à primeira divisão. A disputa ocorria nos detalhes entre os Citizens a o Portsmouth pela 2ª colocação. Na partida final o City aplicou 8-0 no Bradford City, mas a expectativa ficou em alta por causa de um atraso na partida do Pompey, que venceu por 5-1, o suficiente para colocá-lo na segunda colocação pelo saldo. O City e Cowan continuavam amargando a Segunda Divisão. Mas, vencemos o campeonato da Segunda Divisão na temporada seguinte, ganhando a promoção ao escalão principal.

No início dos anos 1930, Cowan tornou-se capitão do Manchester City, sucedendo Jimmy McMullan. Durante a sua capitania o clube alcançou mais duas finais da FA Cup. A primeira delas foi em 1933, contra o Everton, mais uma vez acabamos derrotados, desta vez por 3-0. Ao receber sua medalha de vice-campeão do Duque de York, ele comentou que iria voltar no próximo ano para vencer. Honrando a palavra do capitão, o City voltou a Wembley no ano seguinte, tornando Cowan o único jogador da história do clube até hoje a disputar 3 finais da FA Cup, só que desta fez o destino se mostrou diferente, com a missão de organizar as táticas e motivar os jogadores, Cowan foi primordial para alcançar a vitória por 2-1 sobre o Portsmouth (na foto acima ele recebe a taça das mãos do rei).

Sua última temporada em Maine Road foi 1934-35, sua última partida pelo clube foi uma derrota de 5-0 para o Wolverhampton Wanderers, em 4 de maio de 1935, indo para o Bradford City por uma taxa de £ 2.000, logo depois para o Mossley, onde encerrou a carreira como jogador-técnico em 1938.

Em novembro de 1946, Cowan voltou ao City, então na segunda divisão, como técnico, sucedendo Wilf Wild, ele era conhecido por suas habilidades motivacionais como jogador, e era parte de uma nova geração de managers que assumiram a responsabilidade por táticas e seleção da equipe. Seu primeiro jogo como treinador foi uma vitória por 3-0 contra o Newport County, e a equipe, então, embarcou em uma série de 19 partidas sem derrota, conseguindo, no final, o titulo e acesso. Apesar disso, se demitiu após o final da temporada.

No total, Sam Cowan fez 407 jogos pelo Manchester City, marcando 24 gols, sendo o 12° na ordem dos que mais jogaram pelo clube. Faleceu em 4 de Outubro de 1964.

Acesses nossas redes sociais:

http://facebook.com/ManchesterCityBrasil
http://twitter.com/ManCityBrazil
Contato: joaohugo@manchestercity.com.br

Sobre João Hugo

Em 29 de dezembro de 2007, fundei o Man City Brazil com o Leonardo e o Fernando. Em 23 de fevereiro de 2017, 10 anos depois, nos tornamos a 1º torcida oficial do Manchester City na América Latina: The Citizens Brasil. O resto é estória pra boi dormir...

Veja mais

Lendas do City: Uwe Rösler

O último personagem da série “Lendas do City” é mais um matador como o último …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *