quinta-feira , 17 agosto 2017
Home / Notícias / Manchester City: História importa sim, e você faria bem em aprender

Manchester City: História importa sim, e você faria bem em aprender

Manchester City v West Ham United - Premier League

 

O futebol é tudo sobre o aqui e agora, com olhos no futuro; ele sempre foi, ou pelo menos para os próprios clubes. Embora seja bastante agradável de ter ganho as coisas no passado, se você não está fazendo isso agora, é tudo bastante discutível. Basta perguntar ao Nottingham Forest.

Pergunte aos torcedores desses respectivos clubes, no entanto, e você vai ter uma resposta diferente. Enquanto o Manchester United pode estar passando por um momento bastante tórrido, os torcedores terão prazer em apontar todos os troféus conquistados, acrescentando que isso torna o maior clube do universo conhecido. Pergunte aos torcedores do Manchester City, e eles vão apontar como maravilhosamente as coisas estão indo bem agora, com dois troféus conquistados na última temporada, e com um futuro cada vez mais animador.

História parece não apenas algo para olhar para trás, mas também para se vangloriar. O problema é que a maioria dos torcedores não estão cientes de sua própria história, pelo menos se vai longe o suficiente.

É aqui que eu preciso fazer um aviso: eu sou um torcedor do City. Sempre fui, e sempre serei. O problema é que eu comecei a realmente entrar e conhecer meu clube, que tornou-se irremediavelmente horrível (não é culpa minha), então eu comecei a aprender tudo o que pude sobre o nosso passado, principalmente porque o nosso futuro era semelhante e indo para o abismo. E uma vez que você começa a vasculhar o passado, você descobrirá algumas coisas bastante estranhas.

Para muitos torcedores do United, o futebol começou em 1992 (sim, é sério). Admito que há alguns que tem o pleno conhecimento da história, então se você é um desse grupo, saberá te tudo o que vou dizer a seguir.

Primeiro grande clube de Manchester? Isso seria o City.

Primeiro clube de Manchester a ganhar um título importante? Isso seria o City.

Maior comparecimento em jogo em casa no futebol Inglês? Isso também seria City.

Em 1902, City sabia que seus vizinhos, Newton Heath(hoje o United) estava com problemas financeiros (os proprietários estavam desviando dinheiro, e administrando muito mal o clube, algo que, obviamente, não voltaria a acontecer), e entrou em cena para tentar salvá-los. Ai já era tarde demais e o clube entrou em colapso e ruiu. O salvador foi um JH Davis, um homem muito rico, que estava disposto a levantar um clube das cinzas e injetar uma grande quantidade de dinheiro.

A FA, como são muitas vezes vistos como hoje, eram muito hábeis em não ser útil, e por isso levou uma petição ao Manchester City para permitir que o recém-formado Manchester United entrasse na Football League. Sendo direto, sem os Blues, não teria havido nenhum Reds. E esta não foi a única vez que o City veio em auxílio ao United.

1930: Chelsea 6x2 United
1930: Chelsea 6×2 United

 

Na década de 1930, o United estava na segunda divisão e lutando arduamente para atrair público aos seus jogos, portanto, começaram a ter problemas financeiros, mais uma vez, pois, naquela época tanto o Manchester City que estava na Division One e o Manchester Central que estavam na Division Three eram os clubes dominantes na área. Há uma razão pela qual alguns de vocês nunca ouviram falar de Manchester Central: eles foram dissolvidos em 1932, Por quê? Porque eles foram expulsos pelo City da League para proteger o United.

Na década de 1940, o City ofereceu o Maine Road para o United, o que lhes permitiu continuar a jogar futebol devido ao Old Trafford ser fortemente danificado na 2 ª Guerra Mundial, e novamente nos anos 50, quando o United precisava de holofotes para ser elegível para jogar jogos europeus.

E, embora não classificada como ajuda, City tinha muito respeito pelo United ao obedecer a ordem da UEFA de que os Blues pegassem o lugar do clube na Europa logo após o desastre aéreo de Munique.

Em cada passo do caminho em todo o passado do Manchester United, City estava lá para ajudá-los, permitindo-lhes construir lentamente e se tornar a força que são hoje. É claro que, desde 1992, como foi dito, a maioria de seus torcedores estavam apenas se preocupando com o aqui e agora, e depois de passar por todo o seu passado histórico ilustre (de 25 anos), enquanto zombando seus vizinhos azuis, felizmente sem saber que eles devem tanto para o clube que antes era “motivo de chacota”.

Eu escrevi isto não para que os torcedores do City possam correr com esta informação para os adeptos do United, mas que os adeptos do United possam, talvez, aprender uma coisa ou duas. Se eu quisesse que isto fosse um “NÓS x ELES”, eu teria incluído todas as vezes que o United fez o exato oposto em ajudar o City, mas eu não, então eu não fiz. História, hein? Quem pensava sobre isso?

Esse texto foi escrito pelo Mike Devlin, extraído do site SoccerAcme. Siga Mike no @BlueWolf1894

 

Sobre João Hugo

Em 29 de dezembro de 2007, fundei o Man City Brazil com o Leonardo e o Fernando. Em 23 de fevereiro de 2017, 10 anos depois, nos tornamos a 1º torcida oficial do Manchester City na América Latina: The Citizens Brasil. O resto é estória pra boi dormir...

Veja mais

Qual o DNA do Manchester City?

Entendo que todo clube possui um DNA, uma lista de características únicas de futebol e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *